Sunday, 21 de September de 2014

Bem-vindo ao Tactical Porto

Tornou-se comum pensar, de forma confiante, que o FC Porto é culturalmente um clube vencedor desde a sua existência. A realidade é que nada nem ninguém nasce vencedor. Existe toda uma cronologia lógica que leva ao sucesso continuado e sustentado em qualquer clube ou organização. E, para a generalidade, quando o tema é especificamente futebol, a tendência é isolá-lo do resto do mundo, criando uma forte resistência para pensar de forma racional, como se uma partida fosse concebida maioritariamente, e de forma natural, focada no acaso, nas circunstâncias, e claro, na sorte.

Será minha máxima vontade expor um lado contracultural de como penso que o jogo deve ser visto, pensado e idealizado. Onde a inteligência, a criatividade, a beleza e a qualidade de jogo irão subjugar sempre qualquer resultado final.

Aqui, o grande propósito passará por abordar conteúdos que provoquem a evolução intelectual do leitor, passando ao lado dos temas que a maior parte dos locais e meios de comunicação expõe, sem qualquer tipo de reflexão ou fundamento, pois quem é verdadeiramente apaixonado por futebol, quer e merece compreender, de forma cada vez mais precisa e coerente, a complexidade do jogo, e quem são os seus intérpretes e os seus arquitectos, já que somente por este caminho será possível motivar um constante progresso de um desporto tão mediático e que todos os dias desperta sentimentos tão vacilantes.

Por tudo isto, nunca será um problema para mim debater as questões como elas realmente são, irei sempre pôr de parte qualquer tipo de ligação emocional pelo clube ou por qualquer um dos seus representantes. O intuito será o da compreensão nítida dos acontecimentos, e nunca o da adulação, pelo que também não será de admirar qualquer tipo de matéria sobre profissionais de outros clubes que competem com o FC Porto, lidando com estes assuntos de uma forma constantemente elevada, não deixando em aberto um ambiente propício a ódios, que pouca estima trazem ao futebol. Só desta forma será possível ampliar ainda mais a grande imagem do FC Porto, e só quem realmente se importa com o clube, e não somente com as suas vitórias, aborda o seu futuro e promove discussões com crédito, sem qualquer receio se o que diz ou propõe terá ou não apreciadores. A criação deste espaço é protótipo suficiente para provar uma forte paixão pelo FC Porto, e o maior erro seria, na hora de analisar o seu dia a dia e a sua existência, não ser capaz de ver tudo da forma mais aberta, rigorosa e lúcida possível.

Fica então fácil perceber que o Tactical Porto podia perfeitamente ser um espaço sobre futebol em geral, o facto de ser dedicado ao FC Porto é uma homenagem, pois o que de maior este clube me transmitiu não foram os inegáveis e surpreendentes êxitos internacionais, ou as deslumbrantes vitórias desde que o vejo jogar, o maior valor que o FC Porto me transmitiu foi o da mentalidade triunfante, e tudo farei para que essa identidade e forma de estar jamais se escondam ou percam…